O que você achou do nosso site?



09/02/2015
Workshop internacional discute sustentabilidade em Campinas


Pesquisadores e estudantes de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela debatem efeito estufa, carbono, forragens, integração e resíduos na cadeia produtiva de 9 a 12 de fevereiro, na Unicamp - Campinas (SP)

Pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, em parceria com instituições públicas brasileiras e estrangeiras, vêm ajudando a pecuária a superar os desafios das mudanças do clima. Com o objetivo de apresentar e discutir alternativas para a sustentabilidade desse sistema produtivo, pesquisadores nacionais e internacionais se reúnem em Campinas, de 9 a 13 de fevereiro, para o curso e o workshop regional em Produção Animal e Mudanças Climáticas. O curso vai abordar os princípios dos processos de emissão e de sequestro de gases de efeito estufa e a avaliação integrada do balanço de carbono, com destaque para a América Latina. “Conseguimos reunir os maiores especialistas da América do Sul que trabalham nessa área para ministrar o treinamento”, afirma Luís Gustavo Barioni, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. Os participantes receberão informações relativas à mitigação e à vulnerabilidade do sistema produtivo, com ações para adaptação da pecuária às mudanças climáticas.

Entre as estratégias de adaptação e mitigação, destacam-se o planejamento alimentar para bovinos em pastagem, estudos de cenários futuros para forrageiras tropicais, recuperação de pastagens, sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), alimentação suplementar e confinamento, manejo de resíduos, quantificação de emissões de gases de efeito estufa nas cadeias de produtos animais, entre outras. “Várias dessas ações de mitigação já se transformaram em políticas públicas brasileiras, a exemplo do ILPF e da recuperação de pastagens degradadas”, destaca Barioni. Cerca de 40 estudantes e pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela vão participar do curso e workshop. O workshop contará ainda com a presença de mais 40 pessoas, previamente selecionadas, que atuam nas áreas de pesquisa, extensão e formulação de políticas públicas, interessadas em ampliar os conhecimentos sobre aspectos relacionados aos contextos científicos e políticos e ainda obter informações sobre as mais recentes tecnologias ligadas ao tema.

O workshop apresentará as oportunidades e desafios do setor de produção animal frente às mudanças climáticas na América Latina; as contribuições da pesquisa agropecuária, incluindo resultados dos projetos AnimalChange e Pecus, do Portfólio de Pesquisa em Mudanças Climáticas da Embrapa e de projetos de institutos de pesquisa da Argentina, Chile e Uruguai. As políticas públicas em ação, com foco no Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), também estarão em debate. “Mais do que um fórum de compartilhamento de resultados dos projetos, o workshop visa divulgar as ações que já estão sendo adotadas no Brasil e na América Latina e discutir como isso pode ser aproveitado de forma sinérgica entre os países”, complementa Barioni. Os eventos são organizados pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) e Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), com apoio do Programa Quadro da Comunidade Europeia (FP7), órgão que financia o projeto AnimalChange (An integration of mitigation and adaption options for sustainable livestock production under climate change).

PROGRAMAÇÃO | PROJETO ANIMAL CHANGE | PRODUÇÃO ANIMAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Embrapa Informática Agropecuária - Campinas (SP) | Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos (SP)

* Segunda-feira | 09/02/2015

Abertura - Dra. Silvia M.F. S. Massruhá  (Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária)
Desafios da produção animal no contexto das mudanças climáticas - Dr. Luís Gustavo Barioni (Embrapa Informática Agropecuária)
Princípios da emissão entérica de metano - Dr. Alexandre Berndt (Embrapa Pecuária Sudeste)
Princípios da dinâmica de carbono no solo - Dr. Fernando Fernandes (Embrapa Pantanal)
Princípios das emissões de óxido nitroso de fertilizantes e resíduos - Dr. Bruno Alves (Embrapa Agrobiologia)
Planejamento alimentar para bovinos em pastagem - Dr. Felipe Tonato (Embrapa Amazônia Ocidental)
Estudos de cenários futuros para pastagens tropicais - Dr. Patricia Menezes Santos (Embrapa Pecuária Sudeste)
Mitigação e adaptação por meio da recuperação de pastagens - Dr. Moacyr Bernardino Dias Filho (Embrapa Amazônia Oriental)

* Terça-feira | 10/02/2015

Mitigação e adaptação por meio de sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta - – Dr. Roberto Giolo (Embrapa Gado de Corte)
Mitigação e adaptação por meio de alimentação suplementar e confinamento - Dr. Sérgio Raposo de Medeiros (Embrapa Gado de Corte)
Mitigação por meio do manejo de resíduos - Dr. Ciniro Costa Junior (Woods Hole Research Center)
O desafio de quantificar emissões de gases de efeito estufa nas cadeias de produtos animais - Dr. Anne Mottet (FAO)
Avaliações em escala de fazenda com auxílio do modelo Farm AC - Dr Ib Sillebak Kristensen (Aarhus university)
Estudos em escala regional - Dr. Rafael de Oliveira Silva (Scotland's Rural College)

* Quarta-feira | 11/02/2015

Viagem Campinas – São Carlos
Projeto Pecus - Visita aos experimento de campo da Embrapa Pecuária Sudeste
Dr. Alexandre Berndt, Dr. José Ricardo Pezzopane e Dra. Patricia Perondi Anchão Oliveira (Embrapa Pecuária Sudeste)

Fonte: Beefworld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail