O que você achou do nosso site?



13/02/2015
Governo avalia que crise hídrica não representa risco para alimentos


A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou nesta quarta-feira (11) que não há risco de desabastecimento de alimentos no país em função da atual crise hídrica, mas que alguns produtores terão “dificuldades”. Deve haver redução de safra em alguns lugares, mas tudo ainda vai depender das chuvas nas próximas semanas, destacou.

“A ideia é cada vez mais não ficarmos apenas à mercê da chuva, se ela vem ou não vem. Temos que aproveitar ao máximo a chuva que vem”, defendeu Abreu.

Para tanto, o governo está trabalhando em estudo sobre os rios para indicar locais indicados para represar água, em açudes e barragens.

A ministra também falou de lançar mão no desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados mais resistentes à seca, que dependem de menos água para seu cultivo. Ela citou como exemplo uma espécie de milho da Monsanto, desenvolvida nos Estados Unidos, que é mais tolerante à falta de água.

Kátia Abreu participou de uma reunião na Casa Civil, quando apresentou um estudo com os instrumentos que a pasta tem para analisar a situação da produção agrícola no país. A medição é feita a cada dez dias.

Com um cenário menos alarmante para o setor agropecuário, Kátia afirmou que a preocupação do governo é com o abastecimento das pessoas e das indústrias. Questionada se os resultados dos estudos demonstram mais otimismo para as chuvas ela afirmou que é um “otimismo não exacerbado”.

Segundo a ministra, a inflação no preço dos alimentos se dá por questões sazonais e não estruturais.

Em relação à produção de carne bovina, a ministra explicou que mudanças no mercado internacional devido à redução de produção global devem afetar os preços no Brasil. “O preço internacional da carne bovina está elevado internacionalmente e também no Brasil mas não necessariamente por causa da crise hídrica”.

Fonte: Beefpoint


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail