O que você achou do nosso site?



16/02/2015
Hotsite reúne informações sobre efeitos da crise hídrica na agricultura brasileira


A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, lançou nessa quarta-feira (11/02) um hotsite com as principais informações sobre os efeitos da crise hídrica na agricultura brasileira, mostrando como técnicos e produtores rurais poderão fazer uma gestão mais racional da água nas suas propriedades. O trabalho é resultado da reunião de esforços de órgãos vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Ministério do Meio Ambiente, com coordenação da Embrapa.

Participaram do evento, realizado no auditório do Mapa, Maurício Lopes, presidente da Embrapa; Marcelo Intini, diretor de Política Agrícola e Informações (Dipai) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Antonio Divino Moura, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A elaboração do conteúdo do hotsite contou com a participação da Agência Nacional de Águas (Ana), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Também participaram do evento pesquisadores da Embrapa, técnicos do Ministério e jornalistas.

A apresentação do portal foi feita pelo presidente Maurício Lopes, que destacou a importância do esforço das diferentes instituições, sob a liderança do Mapa, de reunir em um único ambiente, informações qualificadas sobre água, clima e agricultura, de maneira a "facilitar a vida das pessoas". Chamou a atenção para o ambiente digital conter, por exemplo, soluções tecnológicas para os agricultores, informações especializadas de diversos tipos para técnicos e gestores públicos e o fato de permitir atualização permanente. As soluções tecnológicas mostram como usar a água de maneira correta na produção vegetal e na criação de animais, desenvolvidas ou adaptadas para vários biomas diferentes. Muitas das tecnologias já estão amplamente sendo adotadas no campo, outras começam a despertar a atenção de produtores rurais.

Maurício Lopes chamou a atenção para o "Observatório da Safra 2014/2015" incluído no hotsite, que traz informações atualizadas, com análise dos impactos atuais e potenciais da crise hídrica sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos no Brasil. O Observatório contém, por exemplo, boletins agroclimatológicos, prognóstico da disponibilidade hídrica e dados para a safra, entre outros temas que ajudarão o agricultor a planejar suas ações. Na apresentação, o Lopes destacou o equívoco que costuma ser atribuir à agricultura, que utilizaria 70% da água, chamando a atenção para o fato de que a maior parte do setor agrícola não consome água, apenas a utiliza, devolvendo-a à natureza.
O hotsite contém publicações, vídeos, links, notícias e informações sobre projetos de pesquisa em andamento que buscam maneiras inovadoras para captar e armazenar água da chuva. São informações públicas geradas pela Ana, pela Conab, pela Embrapa e pelo INMET na forma de publicações, vídeos e notícias.

A ministra Kátia Abreu destacou o sucesso da integração de esforços de técnicos e dirigentes dos diferentes órgãos envolvidos para reunir, com agilidade, em um único ambiente, informações relevantes e atualizadas que ajudem os agricultores a tomar as decisões mais acertadas. Para ela, é fundamental que a sociedade brasileira tenha informações atualizadas e acesso ao conhecimento científico. "Precisamos utilizar a chuva na agricultura com racionalidade para não termos preocupação com a chuva", explicou.

Fonte: MAPA


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail