O que você achou do nosso site?



25/02/2015
Luta com Indonésia pode prejudicar chances de comércio de carnes


Luta com Indonésia pode prejudicar chances de comércio de carnes
O recente conflito diplomático entre o Brasil e a Indonésia iniciado com a execução de um cidadão brasileiro por tráfico de drogas pode afetar a abertura potencial da Indonésia para as exportações brasileiras de gado vivo e de carne bovina e de frango, disse um analista.

A Indonésia retirou seu novo embaixador para o Brasil no sábado (21) depois que ele foi impedido de receber sua credencial para atuar no país em uma cerimônia em Brasília, na sexta-feira (20), um ato de improviso feito pela presidente Dilma Rousseff, que não o recebeu por conta da execução na Indonésia.

A Indonésia tem uma das mais rigorosas leis contra o tráfico de drogas no mundo. Seu presidente, Joko Widodo, tenta assim desencorajar traficantes internacionais de usar o país como um centro de trânsito de narcóticos.

Brasil e Holanda retiraram seus embaixadores da Indonésia depois de dois de seus cidadãos terem sido executados por delitos envolvendo drogas no mês passado. A Austrália também está em uma disputa diplomática com a Indonésia em razão de dois de seus cidadãos estarem no corredor da morte por tráfico de drogas.

O diretor executivo do Instituto Australiano de Política Estratégica (ASPI), Peter Jennings, disse que as ameaças de sanções econômicas, a retirada de pessoal diplomático ou comentários desfavoráveis, feitos na imprensa sobre a Indonésia serão profundamente contraproducentes para países como a Austrália e o Brasil.

Isso aumenta o risco de transformar a situação de uma questão de crime ou de violação de direitos humanos para um caso de orgulho nacionalista inflamado, falou. O Ministério de Relações Exteriores do Brasil se recusou a comentar sobre a situação na segunda-feira.

Uma alteração feita à legislação na Indonésia nos últimos meses poderá abrir o mercado para as importações de boi vivo do Brasil em 2015, especificamente de zonas que são consideradas livres de febre aftosa (FMD), dentro de um país que ainda está usando a vacinação para afastar esta doença.

A mudança política também poderia ajudar a incentivar o mercado indonésio a, eventualmente, aceitar embarques de carne bovina processada do Brasil. O Brasil trabalhou por mais de seis anos para abrir a Indonésia para suas exportações de carne de frango.

Durante esse tempo, a Indonésia atrasou ou negou por várias vezes as alegações brasileiras para ter acesso àquele mercado, apesar de possuir menos de 1 milhão de toneladas de produção doméstica.

Após consultas realizadas em dezembro na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra (Suíça), as representações do Brasil decidiram avançar com a instalação de painel contra a Indonésia, devido às barreiras impostas pelo país às importações de carne de frango do Brasil.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) espera que o painel seja implementado até março.

Fonte: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail