O que você achou do nosso site?



12/03/2015
Produção de carne bovina deve chegar a 17 mi de toneladas em 2042


Uberaba (MG) - A produção brasileira de carne bovina deverá passar de 1,5 milhão de toneladas, dados de 2012, para 17 milhões de toneladas, até 2042. A estimativa é de um estudo elaborado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Com o volume estimado, o Brasil deverá passar de US$ 5 bilhões de carne embarcada ao exterior em 2012, para US$ 28 bilhões previstos para 2042.

Para Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ, o setor precisa melhorar sua produtividade. Ele ainda aponta que, para alcançar o resultado previsto, será preciso investir na qualidade genética do rebanho nacional. O melhoramento genético eleva o número de ocupações nos pastos e a qualidade da carcaça. “Com investimento em genética, a produção pode subir de uma unidade para duas, em um hectare”, destaca o presidente.

A entidade registra todos os anos, no país, mais de 600 mil zebuínos e detém o maior banco de dados do mundo sobre a raça, contabilizando mais de 12 milhões de animais cadastrados. Por meio do Programa de Melhoramento Genético do Zebuíno (PMGZ), acompanha mais de 3,6 mil rebanhos no Brasil. "O PMGZ busca identificar, junto aos órgãos de extensão, propriedades que ainda não usam uma boa genética, para incentivá-las a adotar", explica.

Boas previsões

“Este será um ano positivo para a bovinocultura brasileira”, aposta Luiz Claudio Paranhos. O presidente afirma ainda que o cenário de exportações estará aquecido, com mercados como a África do Sul e Estados Unidos. Mesmo com o preço do boi gordo em patamares mais altos e com os reajustes de insumos somados à variação cambial, Paranhos assegura que nem a situação política, nem a econômica, enfrentadas atualmente no país, impactarão o setor.

Representatividade na Pecuária

Entre as principais entidades da Pecuária mundial, a ABCZ trabalha para ampliar a produção de carne e leite, em todo o mundo. Sempre atenta às novas tecnologias e às exigências do mercado, cumpre sua missão de promover o melhoramento genético e o registro genealógico das raças zebuínas em todo o Brasil. A entidade representa cerca de 20 mil associados, coordena e centraliza atividades relacionadas ao zebu nas áreas técnica, política e econômica.

Fonte: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail