O que você achou do nosso site?



24/03/2015
Com produtos adequados, a desmama precoce é alternativa viável


Há grandes dúvidas por parte do produtor rural em relação à desmama precoce. Essa prática consiste em separar o bezerro, definitivamente, bem mais cedo, aos 90-120 dias de vida. Ela é recomendada para períodos de escassez de forragem e tem a finalidade de reduzir o estresse da amamentação e os requerimentos nutricionais da vaca, permitindo que estas recuperem seu estado corporal e manifestem o cio. Em se tratando de novilhas de primeira cria, cujo desenvolvimento ainda é incompleto, a desmama precoce pode ser uma boa opção, principalmente em anos com secas prolongadas. Para a maior eficiência do sistema, entretanto, é preciso que esta prática ocorra dentro da estação de monta, possibilitando a reconcepção imediata. Assim sendo, para a estação de monta anteriormente citada (novembro a janeiro), ocorreriam duas desmamas: em novembro e em janeiro.

Apesar da reduzida influência do leite sobre o ganho de peso de bezerros, após o terceiro mês de lactação, quando estes já estão pastando e ruminando plenamente, a desmama precoce pode apresentar efeitos negativos quanto ao desenvolvimento ponderal e fertilidade à maturidade sexual das fêmeas, bem como provocar o aumento da taxa de mortalidade. Para que não ocorram problemas dessa natureza, recomenda-se:

a) desmama de bezerros com peso superior a 90 kg;
b) desmama em época adequada (para o Brasil Central: novembro a janeiro);
c) pastos diferenciados para animais desmamados precocemente;
d) suplementação com ração concentrada até 5-6 meses de idade;
e) uso de "creep-feeding" ou "creep-grazing" na fase pré-desmama.

Segundo o zootecnista e gerente técnico comercial da Adames, Lúcio Gomes, a desmama precoce de bezerros é uma técnica de certo modo comum, porém com muitos questionamentos sobre sua eficiência e retorno financeiro. Uma das dúvidas mais frequentes é sobre a quantidade de ração ofertada ao bezerro e se esse bezerro ficará dependente da ração pelo resto de sua vida. “Posso afirmar que o custo é baixo e os bezerros totalmente consumidores de pasto”, afirma Gomes.

Ele ainda explica que mais que um suplemento, a desmama precoce consiste numa solução estratégica de manejo, onde pasto e água, são de igual importância a ração, assim como determinantes para o sucesso da técnica.

“A ração da Adames possui os mais nobres ingredientes: grãos, minerais orgânicos, de alta biodisponibilidade e aditivos que garantem o desenvolvimento precoce do rumén, promovem melhora na imunidade e mais saúde aos bezerros. A Adames se baseou em pesquisas desenvolvidas feitas durante mais de 20 anos, para oferecer um produto seguro e viável economicamente”.

Com isso temos uma solução de manejo, para ser usada como ferramenta estratégica de aumento de índices de fertilidade em vacas, principalmente em primíparas, antecipação de vacas de descarte e um desenvolvimento adicional em bezerros que perderam a mãe ou que tem mães com baixa produção de leite, que consequentemente atrapalham o desenvolvimento do bezerro.

O produtor rural passou a entender a necessidade da intensificação. E como, em sua maioria, eles buscam resultados imediatos, isso acaba significando investimentos em nutrição, que com 15 a 30 dias já provocam efeitos visíveis.

Em um caso de um cliente do zootecnista da Adames, o produtor adquire vaca parida e aparta já na chegada à fazenda, que tem dois mil hectares de pastagem em sistema de integração com lavoura. Assim, enquanto a vacada é terminada a pasto com suplemento proteico-energético com aditivo, a bezerrada é enviada para outro pasto, sendo suplementada com 1,00 kg de ração/dia durante 60 dias. Aos cincos meses, os bezerros mudam de dieta para outra com ração da linha Potencializado, servindo de adaptação até a hora de entrar no manejo comum da fazenda, quando aos sete meses entram no pastejo com proteinado. Os machos são vendidos para engorda e as fêmeas são terminadas dentro da própria fazenda. “Neste caso, esse manejo compensa se for comparado com aquele tradicional em que você desmama bezerro com sete a oito meses e colocados em pastagens de baixa qualidade com sal mineral. Esse bezerro vai perder peso e demorar a recuperar. É por situações como essas que aumentaram as demandas por produtos nossos com minerais orgânicos, leveduras, probióticos e virginiamicina”, aponta Antônio Lúcio.

Fonte: Rural Sul


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail