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24/03/2015
Consumo global de carnes alcançou 225 milhões de toneladas em 2014



O Euromonitor International divulgou semana passada uma nova pesquisa de mercado sobre a indústria global de alimentos frescos. O mercado global de carnes viu um crescimento de 3% no volume de vendas em 2014, alcançando 225 milhões de toneladas, direcionadas pela crescente demanda nos mercados emergentes.

“A maior prosperidade e as maiores populações são os principais direcionadores do consumo de carne nos mercados emergentes”, disse a chefe de pesquisas de alimentos frescos do Euromonitor International, Anastasia Alieva. “Por exemplo, desde 2009, a renda anual disponível na Índia melhorou em 95% e o consumo de carnes aumentou em quase 50% durante o mesmo período”.

A demanda por carnes caiu nos mercados desenvolvidos, com a Grécia, atingida pela recessão, passando pelo maior declínio no consumo de carnes em 2014, seguida por Alemanha e Holanda. Os Estados Unidos também registraram um crescimento negativo, de -1%, no ano passado. Com questões como saúde, ética, sustentabilidade e religião dando à carne uma imagem ruim, os consumidores ocidentais estão adotando o vegetarianismo e o veganismo ou adotando uma dieta à base de peixes ou mais voltada ao consumo de vegetais.

“Nos mercados desenvolvidos, o frango ganha participação nos estômagos dos consumidores às custas das carnes vermelhas, que está ganhando má reputação devido às preocupações com saúde. Surpreendentemente, as carnes de cordeiro e caprinos também estão aumentando nesses mercados devido ao crescente interesse em carnes exóticas e raras, bem como à crescente popularidade da cozinha do Oriente Médio”.

Outras descobertas do estudo mostram:

– o frango é o tipo mais popular de carne do mundo, aumentando em 4% em termos de volume para 85 bilhões de toneladas consumidas em 2014.

– a Índia, onde um terço da população é vegetariana, surgiu como o mercado de carne de maior crescimento do mundo em 2014.

– Na China, a demanda por carne bovina e de vitelo (+5%) foi mais forte que a demanda da tradicional carne suína (+3%) em 2014 graças à crescente renda por capita disponível.

Fonte: BeefPoint.


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