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08/10/2015
ABIEC marca presença na Anuga com promoção da qualidade da carne bovina


A ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) e mais 14 empresas associadas – Agra, BarraMansa, Cooperfrigu, Frisa, Frigol, Frigosul, Frigoestrela, JBS, Marfrig, Mataboi, Mafripar, Minerva, Plena e Xinguara – estarão presentes na Anuga 2015, uma das maiores feiras de alimentos do mundo, que acontece de 10 a 14 de outubro, em Colônia, Alemanha. A participação brasileira na feira, composta por 83 empresas, é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No estande da ABIEC, além das empresas integrantes do projeto Brazilian Beef – parceria da ABIEC com a Apex-Brasil, estarão presentes a Associação Brasileira de Angus e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Para promover e reforçar a qualidade do produto nacional, que hoje é exportado para mais de 120 países, a ABIEC e as empresas exportadoras levarão 900 kg de carne – filet mignon, picanha, filet de costela, costela de dianteiro e celha (capa do entrecote) – para realização de churrascos e degustação nos dias da feira.

A União Europeia é um dos principais mercados para a carne brasileira. Nos primeiros oito meses do ano (janeiro a agosto), foram exportadas 73,4 mil toneladas de carne bovina brasileira com faturamento de mais de US$ 491 milhões, colocando a UE em segundo lugar no ranking dos maiores importadores do Brasil.

Se contar somente o mês de agosto de 2015, pela primeira vez no ano, a União Europeia foi o mercado que mais comprou carne brasileira com faturamento de US$ 71 milhões, um crescimento de 20,86% com relação a julho de 2015. Houve crescimento também em volume com relação ao mês anterior de 23%, com o embarque de 11,2 mil toneladas.

“A Anuga é o ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina e onde temos a oportunidade ímpar de reforçar, para um público altamente qualificado de todo o mundo, o potencial do produto brasileiro”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Em uma área de 280.000 m², a Anuga conta com 7.000 expositores de mais de 100 países e espera receber um público acima de 155.000 visitantes. Na última edição, em 2013, a ABIEC recebeu mais de 6.000 visitantes em seu estande.

Brazilian Angus Beef Day

Repetindo o sucesso dos eventos realizados na SIAL (Paris-2014) e Expo Milano (Milão-2015), a ABIEC, em parceria com a Associação Brasileira de Angus, promoverá o Brazilian Angus Beef Day, no dia 12 de outubro.

A iniciativa visa levar direto ao público da Anuga 2015 a experiência do consumo da carne Angus brasileira, direcionada ao segmento gourmet. Durante todo o dia, serão promovidas sessões de degustação da carne, além de distribuição de material promocional sobre o produto, rodadas de negócios e prospecção de clientes.

A União Europeia é um dos principais mercados para o nicho de carne gourmet brasileira.

Sustentabilidade

Também na Anuga, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) lançará a versão em inglês do Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável (Map of Initiatives of Sustainable Livestock), que tem como objetivo destacar as iniciativas sustentáveis em andamento no Brasil. A ferramenta é pioneira e conta, atualmente, com 12 exemplos.

O mapa on-line, que está disponível no site do GTPS, destaca o local, além de informações como quem são os executores, os parceiros, a área total, o tamanho do rebanho, o investimento, os municípios de abrangência, o ponto focal, um breve resumo da iniciativa, entre outras informações do projeto. O mapa, em inglês, é fruto do convênio firmado entre o GTPS e a Apex-Brasil, que tem como premissa divulgar, em âmbito internacional, os bons exemplos da pecuária brasileira.

De acordo com Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC e presidente do GTPS, o mapa é uma grande oportunidade de divulgar os bons exemplos da atividade no Brasil. “Um dos nossos maiores desafios sempre foi mostrar que é possível aliar sustentabilidade com rentabilidade. Esta ferramenta é mais um mecanismo para disseminar essa mensagem e para fazer com que os bons exemplos ganhem escala”, afirma.A ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) e mais 14 empresas associadas – Agra, BarraMansa, Cooperfrigu, Frisa, Frigol, Frigosul, Frigoestrela, JBS, Marfrig, Mataboi, Mafripar, Minerva, Plena e Xinguara – estarão presentes na Anuga 2015, uma das maiores feiras de alimentos do mundo, que acontece de 10 a 14 de outubro, em Colônia, Alemanha. A participação brasileira na feira, composta por 83 empresas, é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No estande da ABIEC, além das empresas integrantes do projeto Brazilian Beef – parceria da ABIEC com a Apex-Brasil, estarão presentes a Associação Brasileira de Angus e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Para promover e reforçar a qualidade do produto nacional, que hoje é exportado para mais de 120 países, a ABIEC e as empresas exportadoras levarão 900 kg de carne – filet mignon, picanha, filet de costela, costela de dianteiro e celha (capa do entrecote) – para realização de churrascos e degustação nos dias da feira.

A União Europeia é um dos principais mercados para a carne brasileira. Nos primeiros oito meses do ano (janeiro a agosto), foram exportadas 73,4 mil toneladas de carne bovina brasileira com faturamento de mais de US$ 491 milhões, colocando a UE em segundo lugar no ranking dos maiores importadores do Brasil.

Se contar somente o mês de agosto de 2015, pela primeira vez no ano, a União Europeia foi o mercado que mais comprou carne brasileira com faturamento de US$ 71 milhões, um crescimento de 20,86% com relação a julho de 2015. Houve crescimento também em volume com relação ao mês anterior de 23%, com o embarque de 11,2 mil toneladas.

“A Anuga é o ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina e onde temos a oportunidade ímpar de reforçar, para um público altamente qualificado de todo o mundo, o potencial do produto brasileiro”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Em uma área de 280.000 m², a Anuga conta com 7.000 expositores de mais de 100 países e espera receber um público acima de 155.000 visitantes. Na última edição, em 2013, a ABIEC recebeu mais de 6.000 visitantes em seu estande.

Brazilian Angus Beef Day

Repetindo o sucesso dos eventos realizados na SIAL (Paris-2014) e Expo Milano (Milão-2015), a ABIEC, em parceria com a Associação Brasileira de Angus, promoverá o Brazilian Angus Beef Day, no dia 12 de outubro.

A iniciativa visa levar direto ao público da Anuga 2015 a experiência do consumo da carne Angus brasileira, direcionada ao segmento gourmet. Durante todo o dia, serão promovidas sessões de degustação da carne, além de distribuição de material promocional sobre o produto, rodadas de negócios e prospecção de clientes.

A União Europeia é um dos principais mercados para o nicho de carne gourmet brasileira.

Sustentabilidade

Também na Anuga, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) lançará a versão em inglês do Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável (Map of Initiatives of Sustainable Livestock), que tem como objetivo destacar as iniciativas sustentáveis em andamento no Brasil. A ferramenta é pioneira e conta, atualmente, com 12 exemplos.

O mapa on-line, que está disponível no site do GTPS, destaca o local, além de informações como quem são os executores, os parceiros, a área total, o tamanho do rebanho, o investimento, os municípios de abrangência, o ponto focal, um breve resumo da iniciativa, entre outras informações do projeto. O mapa, em inglês, é fruto do convênio firmado entre o GTPS e a Apex-Brasil, que tem como premissa divulgar, em âmbito internacional, os bons exemplos da pecuária brasileira.

De acordo com Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC e presidente do GTPS, o mapa é uma grande oportunidade de divulgar os bons exemplos da atividade no Brasil. “Um dos nossos maiores desafios sempre foi mostrar que é possível aliar sustentabilidade com rentabilidade. Esta ferramenta é mais um mecanismo para disseminar essa mensagem e para fazer com que os bons exemplos ganhem escala”, afirma.

Fonte: Beefworld


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