O que você achou do nosso site?



04/11/2015
Planalto e Pantanal devem imunizar 7,8 mi cabeças de aftosa no MS


Mato Grosso do Sul deverá imunizar mais de 7,8 milhões de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa nesta etapa de novembro, segundo informações da Iagro -  -Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.  Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, de acordo com a OIE - Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Em 2011, a região de Fronteira também obteve esta condição.

Para colaborar com o cumprimento das normas sanitárias, garantir a manutenção do status e fortalecer o trabalho realizados pela Iagro, o Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul  e a Embrapa Gado de Corte - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária fazem a abertura simbólica da vacinação contra a febre aftosa nesta terça-feira (03). 

O reconhecimento do status é resultado do trabalho realizado pelos produtores rurais do Estado, com a orientação da Iagro e do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A classificação da OIE abre portas para o mercado internacional. Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, ela consolida o desempenho do produtor rural dentro da porteira que resulta em uma cobertura vacinal acima de 97% no Estado. "Mato Grosso do Sul é referência nacional em sanidade e produção de qualidade. Fruto de um trabalho feito com adesão de tecnologias aplicadas no meio rural. Com uso de tecnologias, que vão desde a inseminação até técnicas sustentáveis como inserção do Sistema ILPF - Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta, consolidamos o empreendedorismo do produtor rural", destaca o dirigente.

Para o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o evento comprova a importância da sanidade para o desenvolvimento econômico do Estado. "Com países exigindo cada vez mais qualidade e sanidade da nossa carne, eventos como este ocuparão espaços de destaque cada vez maior". Para o chefe geral da Embrapa, Cleber de Oliveira, o trabalho dos produtores rurais e das instituições públicas e privadas deve ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente. "A importância de eventos como este é indiscutível e inquestionável. Em 10 anos, o Brasil  tem o status de livre de aftosa com vacinação e é relevante pensar que um único animal sem vacinar pode causar danos irreparáveis".

Participaram do evento, o presidente  da Famasul, Mauricio Saito; o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber de Oliveira; o presidente do CRMV/MS - Conselho Regional de Medicina Veterinária,  João Vieira;  o diretor tesoureiro da Famasul e presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes; a diretora secretária da Federação, Terezinha Candido;  o diretor executivo da instituição , Lucas Galvan;  os fiscais agropecuários da SFA/MS - Superintendência Federal da Agricultura , Newton e César Moreira da Silva e Jamil Manoel Leal Filho; e o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta.

A vacinação no Pantanal, para os optantes da etapa novembro, é obrigatória de mamando a caducando, ou seja, animais de todas as faixas etárias devem ser imunizados. Já no Planalto, é obrigatória a imunização dos animais de 0 a 24 meses.  Nas duas regiões, o prazo inicia-se nesta terça-feira (03).  No planalto, o prazo para vacinar o rebanho finaliza no dia 07 de dezembro, enquanto que no pantanal, os produtores têm até o dia 20 de dezembro para concluir a imunização.

Na região de fronteira, a segunda etapa da vacinação iniciou no dia 13 de outubro e terminará no dia 27 de novembro. Atendendo ao pedido da Famasul, recentemente a Iagro modificou a faixa etária do rebanho da fronteira a ser vacinada na segunda etapa, passando de mamando a caducando para a imunização dos bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. A alteração teve o aval do Mapa.

O calendário é diferenciado nas três regiões por determinação da Iagro, devido ao resultado de estudos epidemiológicos.  A mudança na vacinação da aftosa  para todo o rebanho do Planalto, passando de novembro para maio, ocorreu em  2012, atendendo demanda dos produtores defendida pela Famasul, por ser este o período mais adequado para reunir e vacinar o rebanho, facilitando o manejo nas propriedades.

A vacinação contra febre aftosa é obrigatória no Brasil e o produtor que não realizar o procedimento de imunização receberá um auto de infração e multa e terá sua ficha sanitária bloqueada na Iagro, com isso ele não poderá transportar ou comercializar o animal.

Calendário de vacinação de Mato Grosso do Sul - 2 Etapa

Fronteira: de 13 de outubro a 27 de novembro (registro até 14 de dezembro)
Planalto:  de 03 de novembro a 07 de dezembro (registro até 18 de dezembro)
Pantanal:  de 03 de novembro a 20 de dezembro (registro até 30 de dezembro)

A região de Fronteira, antiga ZAV - Zona de Alta Vigilância, possui 4% do rebanho estadual e é o território vizinho à Bolívia e ao Paraguai, composto pela totalidade dos municípios de  Antônio João, Mundo Novo e Japorã; e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas. Nesta região, o efetivo bovino atinge aproximadamente 670 mil cabeças.
 

O Pantanal, com 14% do rebanho, é composto pelas áreas inundáveis de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso. Nesta região, o efetivo bovino alcança aproximadamente 3,2 milhões de cabeças.

Com 82% dos bovinos e bubalinos de MS, o Planalto é formado pelos demais municípios fora das regiões citadas, onde não há inundação nos períodos chuvosos. Com total de aproximadamente 14,9 milhões de animais. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul.


Fonte: Beef World


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail