O que você achou do nosso site?



15/12/2015
RS: Melhoramento genético para pecuaristas familiares é tema de Encontro em Bagé


O PoloGen - 1º Encontro de Pecuaristas Familiares, realizado pela Emater/RS-Ascar e Embrapa Pecuária Sul, aconteceu na última sexta-feira (11/12), reunindo mais de 30 participantes. O evento apresentou os objetivos do projeto e introduziu os temas chaves para a melhora da produção de raças taurinas de corte. A atividade aconteceu no Auditório José Barcelos, da Embrapa Pecuária Sul.

A pesquisadora da Embrapa, Bruna Sollero, fez a apresentação do projeto destacando que ele pretende garantir aos pecuaristas familiares o acesso a uma genética superior. "Nosso objetivo é melhorar as oportunidades para o pequeno produtor também ter um gado de qualidade. A Emater/RS-Ascar é nossa parceira para trabalhar in loco e disseminar o Pologen", diz Bruna.

De acordo com a assistente técnica estadual em pecuária familiar da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Brunetto, o Pologen está de acordo com as diretrizes de Pecuária Familiar, lançadas pela Emater/RS-Ascar, que visam promover o melhoramento genético dos rebanhos, entre outras ações. "É uma linha de ação que estamos trabalhando para fortalecer o pequeno produtor. A partir do sucesso do primeiro ano de atividade o programa pode ser expandido", ressalta ela. Ana Paula também relata que o evento envolveu três regionais da Emater/RS-Ascar: Bagé, Santa Maria e Santa Rosa.

Para o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gustavo Lima, o evento foi importante para nivelar as informações, além de oferecer um espaço para os pecuaristas coletarem informações sobre o procedimento do programa de manejo reprodutivo. "As inseminações serão feitas no mês de dezembro, em Caçapava do Sul. A Emater/RS-Ascar selecionou três produtores para participarem do Pologen", relata o agrônomo.

Após a apresentação de Bruna, os participantes foram a campo para uma avaliação visual e escolha dos animais, visando melhorar as oportunidades genéticas. O pesquisador da Embrapa, Joal Brazzale, foi o responsável por apresentar e explicar como identificar os animais com maior potencial genético.

Na parte da tarde, o pesquisador da Embrapa, José Carlos Ferrugem, ministrou a palestra: Biotécnicas reprodutivas e suas vantagens para o melhoramento genético de gado de corte.

O evento foi encerrado com a apresentação do pesquisador da Embrapa, Vinicius Lampert, sobre Gestão de indicadores produtivos: lidando com índices zootécnicos.

O pecuarista familiar, Gilberto Azambuja Rodrigues, participa do Pologen e veio de Caçapava do Sul para o Encontro. "Foi tudo muito produtivo e interessante porque vimos materiais e pontos importantes que não conhecíamos. O que mais me interessou foram os métodos de inseminação, os custos de cada um, os índices de prenhes e a visualização dos cios. A avaliação de touros também vai ser muito importante para nós, e o método ensinado é simples, mas eficaz, com poucos itens já sabemos se o animal é bom ou não", contou ele.

Fonte: Agrolink


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail