O que você achou do nosso site?



08/01/2016
Condição geral de bovinos do RS é boa - Emater


As pastagens nativas apresentam bom desenvolvimento vegetativo em função das precipitações e de temperaturas elevadas que favorecem a oferta de pasto ao rebanho do Rio Grande do Sul. A condição geral dos bovinos é boa. Também temos uma boa condição dos rebanhos com acesso às pastagens perenes e às anuais de verão.

Ainda há produtores realizando a implantação das pastagens anuais de verão, como capim sudão e milheto. A boa oferta de forragem do campo nativo tem favorecido a condição nutricional dos bovinos; há um bom desenvolvimento dos terneiros devido à oferta de forragem e às condições de parição das vacas.

O gado de recria e engorda também apresenta boas condições de alimentação, mostrando bom desempenho. Com a manutenção do clima quente e úmido, a oferta de animais deverá ser mantida ou até antecipada. O calor e a umidade têm possibilitado o aumento da infestação de parasitas (moscas, bernes e carrapatos).

O produtor tem aplicado sistematicamente produtos para controle das infestações. O efeito residual dos banhos carrapaticidas fica reduzido devido às chuvas constantes, proporcionando maiores gastos.

Na região de Santa Rosa, a situação geral do rebanho é considerada boa, com exceção de algumas áreas que foram encobertas pelos rios. As demais áreas foram favorecidas pelo calor e pela intensa umidade. Escritórios de compra e venda de gado estão com bastante movimento nestes primeiros dias do ano.

Os produtores se organizam para adquirir gado de invernar ou para a ainda possível venda de gado gordo. Na região de Porto Alegre, bovinos para abate estão com boa procura e deverá haver redução na oferta. O mercado parabovinos de reposição também apresenta boa procura, havendo expectativa para comercialização em função de aumentos ocorridos no preço do salário mínimo e aumento dos preços dos combustíveis.

No final deste mês, teremos uma posição quanto aos preços praticados. Tendência: manutenção de preços altos e de mercado aquecido dos animais para abate. Com o verão, o campo nativo está com boa oferta de alimentos. O uso das áreas para arroz e soja diminui o espaço que vinha sendo utilizado para pastoreio.

Potencialidades: com a manutenção dos preços altos, permanece boa a lucratividade da atividade. Na região de Soledade as chuvas no período e as temperaturas elevadas beneficiam o crescimento dos campos nativos e de pastagens perenes e anuais de verão. Com relação às pastagens anuais, os produtores precisam controlar o tempo de pastejo para não haver perdas por pisoteio do rebanho devido ao excesso de umidade do solo. Com informações do boletim semanal divulgado pela Emater (RS).

Com isso, a oferta de volumoso é mantida, e tanto o rebanho bovino como ovino seguem ganhando peso. Comercialização: continua boa a oferta de animais para o abate.

Fonte: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail