O que você achou do nosso site?



23/02/2016
Mercado sinaliza alta para boi gordo; oferta de gado pronto para abate


Em poucas semanas, a pecuária acompanhará a desmama de bezerros. É um período de maior oferta da cria, destinada a recriadores, invernistas e confinadores. Pelo fato de haver uma disponibilidade maior de animais prontos para iniciar o processo de engorda, a tendência é de preços ajustados a este quadro. É no que acredita o pecuarista Rogério Goulart, titular da Fazenda São José, em Caarapó, sul de Mato Grosso do Sul.

Para ele, o mercado de reposição será um pouco “mais frouxo, por estar atrelado ao movimento na retenção de fêmeas”. Ele disse ver no mercado uma quantidade maior de bezerros este ano. O pecuarista disse também acreditar em firmeza para o mercado de boi gordo. “Em função da alta nos custos de produção e da retenção de fêmeas, o mercado de machos gordos será pressionado para cima.” Sobre os custos de produção, Goulart também espera alta, “na esteira do aumento do salário mínimo e alta do dólar, que encarece os insumos utilizados na engorda, como produtos veterinários e o milho”.

Outra variável a ser levada em conta no planejamento de engorda de bovinos é a inflação elevada, que, para Goulart, ficará pressionada para cima, “corroendo as margens do negócio e o poder de compra do pecuarista em 2016”. Quem também acredita em preços firmes para o boi gordo em 2016 é a Scot Consultoria. A agência justifica que, no ano, ainda não deverá haver significativa recuperação da oferta de gado pronto para abate.

A expectativa de alta para a pecuária de corte, porém, não sinaliza lucratividade no confinamento de bovinos em 2016. Outras variáveis inseridas no custo de produção de uma arroba de boi gordo também devem ser levadas em conta no planejamento da engorda intensiva: preços do boi magro e dos componentes da ração, dentre eles. As tendências de mercado, a gestão e o planejamento da engorda serão destaque nas palestras e debates do 11º Encontro Confinamento – Gestão Técnica e Econômica, que será realizado em Ribeirão Preto (SP), entre 8 e 10 de março, pela Coan Consultoria, empresa paulista especializada na engorda estratégica de bovinos.

O tema do encontro é “Plano de voo da pecuária”, uma analogia ao procedimento que o piloto adota para decolar e pousar, com segurança, uma aeronave no aeroporto de destino. A coordenação do encontro é do zootecnista Rogério Coan, diretor da Coan Consultoria e um dos profissionais mais reconhecidos no ramo de nutrição bovina do país.

Fonte: beefworld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail