O que você achou do nosso site?



21/03/2016
ASBIA comemora resultados de 2015


O ano passado foi positivo para o setor de inseminação artificial em bovinos no Brasil, segundo Carlos Vivacqua Carneiro da Luz, presidente Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), entidade que representa 95% desse mercado no Brasil. “O relatório de 2015 será divulgado em março, em coletiva de imprensa na Sociedade Rural Brasileira, e apostamos no crescimento do mercado”, prevê o executivo, que comemora o aumento do número de associados: de 17 para 31.

“Em 2016, esperamos um mercado de corte bastante aquecido”, afirma Vivacqua, que credita o bom momento ao fomento da inseminação, seja em regiões tradicionais ou em novas fronteiras, e à abertura de mercados internacionais para a exportação. “O aquecimento das vendas externas tem sustentado os preços da arroba do boi, compensando a retração da demanda interna de carne bovina, causada pela queda do poder aquisitivo do consumidor brasileiro e pelo desemprego”, analisa.

Já para o leite, a visão não é tão otimista. “O impacto negativo causado por diversos escândalos, que colocaram em xeque a qualidade do produto, principalmente no primeiro semestre de 2015, e a perda do poder de compra do consumidor estão prejudicando a demanda do leite e de seus derivados”, analisa. “A baixa remuneração do produtor pode frear os investimentos em genética.”

EXPECTATIVA

Este ano, as atenções estão voltadas para a inauguração do laboratório de análise de sêmen, equipado com tecnologia de ponta, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), uma iniciativa da ASBIA e da IVP TEC, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Nosso objetivo é que o laboratório seja uma referência na realização desse serviço, de forma a garantir a padronização das análises de sêmen”, afirma. “É fundamental ocuparmos esse espaço e oferecer serviços diferenciados, quando comparados ao que está disponível atualmente no Brasil”, explica.
Segundo Vivacqua, o laboratório vai manter um banco de material genético das raças zebuínas, o que é de grande relevância à pecuária brasileira. “Os investimentos e os trabalhos realizados no suporte ao produtor, a padronização de exames e o fortalecimento institucional serão coroados pelo prêmio Tributo ASBIA, com o tema Veterinário de Tecnologia de Sêmen, que vai homenagear, em maio, durante a ExpoZebu, um profissional que representará essa classe, considerando tradição, experiência e histórico”, enfatiza.

Sobre a ASBIA
A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 26 de novembro de 1974, que congrega as empresas que se dedicam ao fomento da inseminação artificial, à distribuição de sêmen, materiais, equipamentos e outros produtos ligados à reprodução animal.
Seus objetivos são difundir e fomentar o uso da técnica, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do setor, através da utilização de novas tecnologias, além de ampliar o mercado, assistir aos associados em todos os interesses comuns e promover o melhoramento dos rebanhos brasileiros de corte e leite.

Fonte: BeefWorld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail