O que você achou do nosso site?



11/04/2016
Ministro uruguaio se opõe ao fim da vacinação contra aftosa na América do Sul


Aguerre participou da 43ª Conferência da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), onde 200 representantes de todo o continente debateram, entre outros assuntos, um guia técnico para a erradicação da doença no período 2016-2020.

"Não é adequado querer suspender a vacinação adotando este guia em um cenário de países emergentes latino-americanos crescendo 5%, alguns com crescimento nulo, enquanto outros registram uma retração de 4% ou 5%", defendeu o ministro uruguaio.

Aguerre garantiu que o Uruguai dispõe dos recursos necessários para evitar uma repetição de 2001, quando o país, naquela época livre de aftosa sem vacinação, permitiu a reintrodução do vírus com fortes consequências em sua economia.

No entanto, o ministro disse não estar seguro que outros países da região tenham a mesma capacidade de seu país. "Para tomarmos uma decisão dessas características, teremos que saber e ter garantias firmes que vamos ter o orçamento para manter os sistemas de vigilância", expressou o ministro.

Aguerre ressaltou a necessidade de reforçar as barreiras sanitárias nas fronteiras regionais, mas também aumentar as defesas contra a entrada de vírus de países fora do continente, devido à globalização e um comércio cada vez mais "transoceânico".

"O problema da aftosa não é só controlar os vírus que circulam ou que alguma vez circularam, ou erradicar o que já ocorreu na nossa região, mas também fortalecer nossas barreiras sanitárias nacionais, mas, sobretudo, transnacionais", indicou o ministro.

Fonte: Notícias Agrícolas


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail