Apex-Brasil e Mapa fecham acordo para promover carnes e outros produtos no exterior
|
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinaram acordo na terça-feira (26) que prevê orçamento de R$ 12 milhões para promover o agronegócio brasileiro no exterior, incluindo o setor de carnes. A Apex-Brasil será responsável por 70% do orçamento do programa e o Mapa arcará com o restante, informou o ministério em nota. Missões empresariais e seminários no exterior, além de encontros com compradores no Brasil, para atrair investidores e abrir novos mercados, estão previstos dentro do programa que terá duração de dois anos. China, Coreia do Sul, Oriente Médio, Estados Unidos, Rússia, Japão, União Europeia, África Subsaariana e Sudeste Asiático estão entre as regiões em que as ações de promoção dos produtos brasileiros serão realizadas. As primeiras viagens serão para China e Coreia do Sul, em junho, informou o Mapa. O acordo ainda prevê a criação de bancos de dados de investidores estrangeiros e projetos no Brasil, estudos de mercado para subsidiar missões empresariais, entre outras ações. Além do setor de carnes (bovina, suína e de aves), o acordo também irá promover produtos lácteos, frutas e sucos, grãos, café, pescado, alimentos e bebidas, e máquinas e equipamentos. “Esse acordo pode acelerar as negociações sanitárias e fitossanitárias para abertura de mercados”, disse a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Tatiana Palermo, em nota. “Precisamos diversificar nossa pauta de exportações e combater as barreiras comerciais.” Fonte: Carnetec
|