O que você achou do nosso site?



14/06/2016
Instituto Mato-Grossense quer certificar carne com selo do Estado


O recém-criado Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) vai implantar a pesagem de carcaças em frigorífico da Marfrig em Tangará da Serra (MT), a partir de julho, e espera emitir selos de qualidade para carnes produzidas no estado ainda neste ano, disse o presidente da entidade Luciano Vacari, à CarneTec, na semana passada.

“Neste ano, vamos ter carne com selo de Mato Grosso colocada nas gôndolas do país inteiro”, estimou Vacari, com base no calendário de implantação do sistema de pesagem.

O Imac foi criado oficialmente no início deste ano, com o objetivo de garantir e promover a qualidade da carne bovina produzida no estado. Em março, a entidade lançou o selo “Carne de Mato Grosso”.

Mas para que o selo possa ser emitido, o Imac precisa implantar mecanismos de controle de qualidade da produção em frigoríficos, previstos em seu plano de ação, como parte do Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne.

“O sistema de pesagem é só um ponto dentro do programa que nós queremos implantar”, disse Vacari. “A pesagem vem chamando mais a atenção porque, historicamente, tem sido o ponto de maior conflito entre produtores e indústria frigorífica.”

Vacari explicou que a Marfrig está adquirindo as balanças para pesagem das carcaças, mas o resultado da medição e o gerenciamento da atividade serão de responsabilidade do Imac. O sistema irá funcionar como teste para posteriormente ser implantado em outros frigoríficos do estado que, segundo Vacari, já manifestaram interesse em participar.

Para receber o selo, além da pesagem gerenciada pelo Imac, a carne tem de ser rastreada, cumprir com indicadores zootécnicos e socioambientais, e a propriedade na qual é produzida deve possuir o cadastro ambiental rural.

“Mas o gargalo hoje para a emissão do selo é a implantação do sistema de pesagem”, disse Vaccari. “Assim que tivermos isso rodando, já teremos volume (para certificar).” Ele explicou que os outros requisitos têm processos de comprovação e implantação mais simples.

O Imac foi criado para desenvolver pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhora da qualidade da carne. Segundo Vacari, existem cerca de 40 frigoríficos em MT com inspeção federal, dos quais cerca de 20 estão em operação e poderiam potencialmente participar do programa para receber o selo do Imac.

Fonte: Beefworld


 Voltar  Enviar para um amigo  Imprimir

 30/05/2019 - Novo Site CIA/UFPR
 13/05/2019 - Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
 13/05/2019 - Queda no preço do milho deve elevar confinamento em até 7%
 13/05/2019 - Exportações de boi em pé ajudam a sustentar preços de reposição
 13/05/2019 - Previsão do tempo para esta Terça-feira (14/05/2019)

 
 

Nome
E-mail